A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) os resultados da força-tarefa de vacinação nas escolas estaduais e municipais do Paraná, realizada entre 5 de agosto e 16 de setembro. Durante a ação, foram aplicadas 292.699 doses de vacinas e avaliadas 495.076 carteirinhas de vacinação, em uma estratégia voltada para o aumento das taxas de cobertura vacinal no estado.
Após a conclusão da força-tarefa, a imunização continuará nas escolas já agendadas. A vacinação ocorreu em 1.805 unidades da rede estadual, o que corresponde a 85,71% das escolas do Paraná. Outras 175 instituições têm a aplicação programada, elevando a cobertura para 94%.
Nas escolas municipais, 3.661 unidades (70,59%) já receberam a vacina, enquanto 388 possuem agendamentos, o que permitirá alcançar 78% das instituições. Nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), 1.643 unidades (79,64%) participaram da ação, incluindo as que já foram atendidas e as que estão com aplicação programada.
O secretário estadual da Saúde, César Neves, classificou a operação como um sucesso. “Os números refletem a eficácia da ação do Governo do Paraná. Agradecemos às famílias que confiaram em nosso trabalho, o que reafirma nosso compromisso com a saúde”, disse.
O secretário de Educação, Roni Miranda, destacou a colaboração entre as secretarias. “Estamos satisfeitos com os resultados. Essa iniciativa reforça a saúde de nossas crianças e nosso compromisso com um ambiente escolar seguro”, afirmou.
O principal objetivo da força-tarefa foi aumentar a cobertura vacinal contra doenças preveníveis, como a gripe. A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, ressaltou a mobilização das 22 Regionais de Saúde. “Queremos manter a vacinação nas escolas de forma contínua, além das Unidades Básicas de Saúde”, explicou.
Entre as vacinas mais aplicadas durante a força-tarefa, destacam-se a da influenza, com cobertura de 54,41% nos grupos prioritários, além das vacinas dTpa (65,28%) e febre amarela (78,31%). Os dados são do Vacinômetro Nacional do Ministério da Saúde.
“É fundamental continuar enfatizando a importância da vacinação. A imunização estará disponível o ano inteiro em mais de 1.800 salas de vacinação no estado”, concluiu Maria Goretti.