O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) lida com mais de 100 mil ocorrências anuais, como acidentes de trânsito, incêndios e emergências médicas, através de suas unidades locais. No entanto, situações mais complexas exigem a atuação especializada do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST).

Criado em 2006, o GOST é uma unidade especializada em enfrentar cenários complexos, com 6 oficiais e 44 praças. Focada em busca e salvamento, a equipe é experiente também em mergulho e busca aquática. “Nossa principal missão é a busca e salvamento, com ou sem cães,” diz o comandante major Ícaro Gabriel Greinert.

Nos últimos anos, o GOST tem sido chamado para lidar com desastres de grande magnitude, como os ocorridos em Brumadinho (MG) e no Rio de Janeiro. “Hoje, entre nossas especialidades estão a busca e resgate em estruturas colapsadas, enchentes e deslizamentos,” explica o major. A unidade também é treinada para atender a situações de suicídio, que exigem um suporte técnico especializado.

O GOST atua principalmente na Grande Curitiba e oferece suporte às unidades no interior do A equipe tem base no bairro Cajuru, em Curitiba, onde fica o canil central do Corpo de Bombeiros, com 12 dos 24 cães de busca do estado.

Além das operações diárias, o GOST coordena a Força-Tarefa de Resposta a Desastres, composta por 120 bombeiros de todo o estado. Esta força-tarefa é mobilizada em casos de calamidade, tanto dentro quanto fora do Paraná, como demonstrado recentemente nas enchentes no Rio Grande do Sul e nos incêndios no Pantanal, no Mato Grosso do Sul.

Compartilhe nas Redes Sociais: