A população do bairro Rio Verde, em Colombo, está sendo beneficiada desde quarta-feira (28) pela ação Castração Social, promovida pela Secretaria do Meio Ambiente. O atendimento, realizado no Ginásio Célia Ceccon, oferece gratuitamente serviços de castração de cães e gatos, além da aplicação de microchips, com direito à medicação para ser levada para casa.

O serviço, no entanto, é exclusivo para moradores do Rio Verde que estão inscritos no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), incluindo beneficiários do Bolsa Família, pessoas de baixa renda ou com renda de até três salários mínimos, que se cadastraram previamente para esta ação.

Objetivos e metas da Castração Social

O secretário do Meio Ambiente, Zé Vicente, destacou a importância da Castração Social, que tem percorrido diversos bairros de Colombo. “Queremos castrar o maior número possível de animais. Primeiro, pelo amor das pessoas pelos seus pets e pela questão de saúde. Segundo, para reduzir a população de animais de rua”, afirmou. Ele também enfatizou o engajamento dos tutores como fundamental para o sucesso da ação. “Hoje as pessoas estão mais conscientes e dedicam tempo para levar os animais onde estamos. Nossa meta é castrar 12 mil animais até o final da gestão, e mais 20 mil nos próximos quatro anos”, declarou Zé Vicente.

Para os tutores que tinham agendamento mas perderam a data devido a problemas de saúde do animal, a coordenadora do programa Castração Social, Karina Barbosa da Silva, orienta que entrem em contato com a secretaria para não perder a vaga. “Se o pet apresentar indisposição ou qualquer outro sinal clínico, o tutor deve nos comunicar. Ele não perde a vaga, mas precisa levar o animal para atendimento veterinário. Assim que o pet estiver apto para a cirurgia, ele será incluído na próxima campanha”, explicou Karina.

Os moradores de Rio Verde, pré-cadastrados no CRAS, têm até às 14h deste sábado (31) para levar seus pets ao atendimento. Foram disponibilizadas 200 vagas para a região, entre castração e microchipagem. O atendimento é realizado apenas para quem se cadastrou previamente e seguiu as orientações, como o jejum pré-operatório dos animais, necessário devido ao risco anestésico. Para quem não conseguiu se inscrever, ainda é possível procurar o CRAS mais próximo para cadastrar seus animais.

Quem ama, ciuda

A diarista Analice Maria da Silva aproveitou a manhã ensolarada de sábado para levar seu cachorro Apolo para ser castrado e receber o chip, já que ele tem o hábito de escapar de casa. “Acho muito importante, porque evita que eu precise procurá-lo na rua quando ele foge”, disse Analice. Já a aposentada Zelita Rodrigues vê na castração uma forma de garantir a saúde e longevidade de sua cadelinha Margarida. Ela recorda com tristeza a perda de outra cadela por falta de castração. “Essa é a terceira que vou operar pela prefeitura. Perdi uma cadela porque não consegui castrá-la a tempo; ela teve câncer e morreu. Por isso, acho a castração muito importante”, afirmou Zelita.

Importância da castração para a saúde animal

A castração de cães e gatos é essencial para o controle populacional e a saúde dos animais. Esse procedimento previne doenças graves, como câncer de mama e próstata, além de reduzir o risco de infecções uterinas em fêmeas. Também ajuda a diminuir comportamentos indesejados, como a marcação de território e a agressividade, contribuindo para evitar o abandono e promovendo um ambiente mais saudável e seguro para todos.

 

                 Fotos da galeria: Rogério Duarte

Compartilhe nas Redes Sociais: