Margarita Pericás Sansone, primeira-dama de Curitiba, faleceu nessa terça-feira (20), aos 79 anos, em decorrência de um linfoma. Ela estava internada em um hospital na capital paranaense desde o início do mês.
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, expressou sua dor e tristeza pela perda da esposa através das redes sociais: “Com profundo pesar e meu coração curitibano dilacerado, cumpro o doloroso dever de comunicar a passagem de minha amada Margarita Elizabeth Pericás Sansone de Macedo. Que os Anjos e os Santos A acompanhem com cânticos de glória até a cidade Santa de Jerusalém. Que o bem infinito que ela desejou aos Curitibinhas, suas famílias e, principalmente, aos mais vulneráveis seja o tom dessa sua despedida. Viverá para sempre em mim e em todos que a amam”.
Legado na Assistência Social e Carreira
Jornalista de formação, Margarita Sansone deixou uma marca significativa na administração pública de Curitiba, especialmente durante o primeiro mandato de Rafael Greca como prefeito, entre 1993 e 1996. Nessa época, ela criou e presidiu a Fundação de Ação Social (FAS) e o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC), ambos dedicados a uma administração pública solidária e inovadora.
Margarita foi responsável pela criação de diversos programas sociais, incluindo o Vale Vovó (benefício para idosos), Carrinheiro Cidadão, Fazenda Solidariedade (apoio a pessoas em recuperação de dependência química), FAS Trabalho, Vilas de Ofícios, Liceus de Ofícios, FAS SOS, Educadores de Rua e a Pousada de Maria, a primeira instituição do Brasil voltada ao acolhimento de mulheres em situação de risco social e vítimas de violência doméstica.
Despedida e Homenagens
O velório de Margarita será realizado nesta quarta-feira (21), no Memorial de Curitiba, a partir das 10h. Uma missa será celebrada às 15h, seguida pelo enterro no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.
Em sua mensagem, Rafael Greca pediu que, em vez de coroas de flores, os amigos façam doações de alimentos ao Banco de Alimentos ou artigos ao Disque Solidariedade (156) como forma de homenagem à primeira-dama.