O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) emitiram alertas sobre o perigo de baixa umidade do ar e uma onda de calor que atinge todo o estado do Paraná nos próximos dias. Desde a última quinta-feira (15), as temperaturas começaram a subir, com várias cidades registrando máximas superiores a 30º C, o que resultou em uma significativa queda na umidade relativa do ar.

No último domingo (18), as maiores temperaturas registradas em Curitiba e Região Metropolitana foram na capital, com máxima de 31,2º C e em Pinhais, com 31,6º C. Mesmo no Sul do estado, conhecido por temperaturas mais amenas, União da Vitória registrou 32,2º C.

Lídia Mota, meteorologista do Simepar, explicou que o calor excessivo dos últimos dias, combinado com a baixa umidade do ar, se deve a uma forte massa de ar quente que estacionou sobre a região. O Inmet reforça que a umidade relativa do ar em algumas regiões do Paraná varia entre 20% e 30%, níveis considerados baixos e que representam riscos à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

A baixa umidade do ar é um fator climático que afeta diretamente o bem-estar, podendo desencadear problemas respiratórios e outros desconfortos. Especialistas recomendam evitar esforço físico durante as horas mais secas do dia, evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, hidratar a pele e umidificar os ambientes. Para mais informações, a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) estão à disposição.

Além dos riscos à saúde, a combinação de calor intenso e baixa umidade aumenta o risco de incêndios florestais. Entre sexta-feira (16) e esta segunda-feira (19), foram registrados 508 incêndios em vegetação em todo o estado, segundo o Corpo de Bombeiros. Em Curitiba, foram 16 ocorrências. A Via Araucária, concessionária da PR-423, informou sobre um incêndio às margens da rodovia em Araucária na última sexta-feira (16). No domingo (18), outro incêndio foi registrado na BR-373, em Imbituva, sentido Guamiranga, causando preocupação devido à baixa visibilidade para motoristas.

No entanto, o Simepar indica que o clima deve mudar nos próximos dias. A partir de quinta-feira (22), há previsão de chuva chegando pelo Oeste do estado e avançando para as demais regiões na sexta-feira (23), o que deve aumentar a umidade do ar e diminuir as temperaturas. Em Curitiba, a previsão para sexta-feira é de temperaturas entre 13º C e 22º C, aliviando o calor excessivo dos últimos dias.

 

Fonte: CBN

Compartilhe nas Redes Sociais: