Nessa quarta-feira (10), líderes empresariais, representantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros se reuniram para discutir o Plano de Auxílio Mútuo Intermunicipal (PAMI), uma iniciativa que envolve as cidades de Colombo, Campina Grande do Sul, Quatro Barras e Almirante Tamandaré. O encontro teve como objetivo fortalecer a cooperação entre empresas e autoridades para responder a emergências de grande escala.

 

O PAMI busca integrar empresas e suas brigadas de incêndio, treinadas pelo Corpo de Bombeiros, para atuar em situações onde a capacidade de resposta do corpo de bombeiros possa ser excedida. Essas empresas, que incluem nomes como a Coradin e a Eternity, treinam seus funcionários para dar a primeira resposta em emergências, até a chegada dos bombeiros oficiais.

 

“Essas empresas estão sendo capacitadas para iniciar o atendimento em casos de emergência, agindo como uma primeira linha de defesa”, explicou o Major André Lopes, comandante do 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros. “Os brigadistas, ou bombeiros civis, recebem formação específica e trabalham dentro de suas próprias empresas, podendo mitigar os danos iniciais de um sinistro”.

 

O encontro também abordou a obrigatoriedade de brigadistas nas empresas, conforme o código de prevenção do Corpo de Bombeiros. “O foco desta reunião foi o combate a incêndios, com a participação de bombeiros civis, técnicos de segurança do trabalho, engenheiros de segurança e técnicos de defesa civil”, explicou Marcelo Nogueira, presidente do PAMI. 

 

Na oportunidade, foi anunciada a disponibilização de um curso EAD sobre o Sistema de Comando de Incidente para bombeiros civis e técnicos de segurança, com inscrições abertas até o dia 16 deste mês. “Esse curso é uma ferramenta essencial para mitigar problemas e gerenciar recursos durante ocorrências,” concluiu o sargento Wellynton, responsável pelo cerimonial do evento. 

Compartilhe nas Redes Sociais: