A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta a população sobre a importância de manter atualizada a vacinação contra a coqueluche, em função do aumento expressivo no número de casos. O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, mostra que somente de janeiro até a primeira quinzena de junho foram confirmados 24 casos em todo Paraná, alta de 500% em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve quatro diagnósticos positivos. Em todo ano de 2023, foram confirmados 17 casos.

 

A maioria das confirmações deste ano é da 2ª Regional de Saúde Metropolitana (Curitiba, mais 28 municípios), com 18 casos, seguida da 3ª RS de Ponta Grossa (4), 15ª RS de Maringá e 19ª RS de Jacarezinho, com um caso cada uma. Não há registro de óbitos pela doença neste ano no Paraná.

 

Atualmente, no Paraná, a cobertura vacinal da pentavalente em crianças menores de um ano está em 79,40%, quando o preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) é 95%. Em Colombo, o percentual para esse público é de 80%. Segundo a Secretaria de Saúde, para ampliar esse número, a pasta tem realizado ações como a extramuro, que são pontos de vacinação fora das salas de vacinas registradas, realizada em escolas e CMEIs,

Compartilhe nas Redes Sociais: