O Aeroporto Internacional Afonso Pena, localizado em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, adicionará um novo voo internacional direto à sua lista. A partir de 28 de outubro, iniciará a rota direta entre o Paraná e Lima, no Peru. A venda de passagens prevista para começar nos próximos dias.
Com essa nova rota, o Aeroporto Afonso Pena passa a contar com seis destinos internacionais, com e sem escalas.
“O Paraná vem se destacando no turismo, seja no lazer ou nos negócios. Por isso esse anúncio do voo Curitiba-Lima é tão importante, conectando mais um país ao Estado”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
A nova conexão direta entre Paraná e Lima deve transportar até 43 mil passageiros por ano. O voo Curitiba-Lima será operado às segundas, quintas e sábados com aeronaves Airbus A320, que têm capacidade para até 174 passageiros, e uma duração média de 5 horas. Anteriormente, passageiros com destino a Lima precisavam fazer conexões, como em Brasília, aumentando o tempo de viagem em cerca de três horas.
O secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, destacou a importância dessa nova rota. “Estamos cada vez mais conectados com os países vizinhos, facilitando o acesso de turistas do Peru ao Paraná”, disse Nunes, lembrando que esteve em Lima no início do ano em uma ação promovida pela Embratur.
Mesmo sem conexão direta, o Paraná registrou a entrada de 7.967 turistas peruanos em 2023, segundo dados da Embratur. “Esse número deve ser muito maior, pois quando há conexão, os turistas são registrados pela alfândega dos outros Estados, mas na verdade têm o Paraná como destino”, explicou Nunes.
O secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, também destacou a relevância dessa nova rota para o desenvolvimento econômico e turístico do Estado. “O novo destino internacional é um importante passo na expansão da conectividade do Paraná. Esta parceria estratégica demonstra o compromisso do governador Ratinho Junior em fortalecer o crescimento econômico”, afirmou.