O comandante do 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros, major André Lopes de Oliveira, participou da 17ª sessão ordinária de 2024, realizada na tarde desta terça-feira (28), na Câmara Municipal de Colombo. Ele explanou sobre o objetivo do Plano de Auxílio Mútuo Intermunicipal (PAM), sua dinâmica de funcionamento e ressaltou a relevância do plano integrado.

De acordo com comandante, o PAM consiste numa junção voluntária entre vários setores. Além da integração destes agentes, o PAM favorece o conhecimento mútuo entre as entidades envolvidas e a pronta colaboração de seus integrantes. O plano é aberto para qualquer empresa interessada e não tem custos. Buscando planejamento e prevenção, o plano será um instrumento determinante para oferecer rápidas respostas em casos de emergências.

O major também explicou que a ação do PAM é voltada ao setor empresarial, englobando empresas de diferentes classificações de risco. Na prática, o plano prevê a colaboração voluntária entre entidades – como poder público, empresas, comércio, hospitais, órgãos de segurança, entre outros – buscando uma rápida resposta à comunidade frente a ocorrências, como incêndios, explosões, vazamentos, situações de risco, entre outras.

“Juntos, os municípios Colombo, Campina Grande do Sul e Quatro Barras somam uma população de mais de 300 mil habitantes, com alguns aspectos em comum: são cortados pela BR 116; possuem empresas de grande, médio e pequeno porte, incluindo segmentos de produtos perigosos; e abrigam áreas de bacias hidrográficas, além de serem trechos importantes de ligação viária”, afirmou o major.

A cada mês, o PAM prevê uma reunião mensal onde serão alinhadas frentes de trabalho, trocas de experiências e proposições de objetivos. Também estão previstos treinamentos mensais ministrados por profissionais especializados do Corpo de Bombeiros sobre prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros e práticas de salvamento. As instruções serão ministradas a cada mês em uma das empresas que compõem o plano.

Compartilhe nas Redes Sociais: