Conforme o projeto, a Cidade Industrial e Tecnológica de Colombo – CITCOL fica localizada entre os bairros Rincão, Mauá, São Dimas e Palmital e terá uma área maior que a Cidade Industrial de Curitiba. No projeto está contemplado uma área de 12 km², equivalente a quase 20% da área urbana de Colombo. Ela fica localizada, estrategicamente, perto da BR-116 e da Estrada da Ribeira, com acesso às principais cidades do sul. Isso possibilita fácil escoamento da produção.

Ivan Siqueira, que é presidente da Associação de Moradores e Empresários do Centro Industrial Mauá, acredita que o projeto traz melhorias para a Região Metropolitana como um todo.

“A CITCOL vem para proporcionar, acima de tudo, uma melhora na infraestrutura. Isso permite que a gente atraia mais indústrias, empresas e desenvolvimento para Colombo, com geração de empregos e renda”, afirma.

Segundo a Prefeitura de Colombo, a parceria entre o setor público e privado irá ajudar a impulsionar o crescimento econômico e a melhorar a qualidade de vida da população. Dentre os objetivos da CITCOL, está a maior presença de empresas 5.0, que garantem mais sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Luiz Melo é dono de uma oficina e acredita que a CITCOL é uma oportunidade. “É um projeto muito bom, que vai agregar muitos empregos. Isso é o que a gente mais precisa”, destaca.

A Lei Municipal 1680/22 que criou a CITCOL foi sancionada em 2022. Em abril do ano passado, o prefeito Helder Lazarotto, esteve reunido em Brasília, com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, onde apresentou o projeto da CITCOL. Na ocasião, o prefeito disse: “Se já tivessem se importado com essas necessidades há alguns anos, hoje nossa realidade já poderia ser outra”.

Compartilhe nas Redes Sociais: