Redação com PMC
O setor de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde em Colombo alerta que o bronzeamento artificial realizado em câmara de bronzeamento é proibido no Brasil. A restrição vale desde o ano de 2009 em todo o País por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), devido aos riscos que a atividade oferece à saúde.
A Resolução RDC nº 56/2009 proíbe em todo território nacional o uso dos equipamentos para bronzeamento artificial, com finalidade estética, baseada na emissão da radiação ultravioleta (UV). Estudos científicos comprovam os efeitos prejudiciais no uso das câmaras de bronzeamento e do aumento de risco de câncer de pele que elas trazem.
No Brasil, este é o tipo de câncer mais comum e, segundo a Anvisa, as câmaras de bronzeamento aumentam em 75% o risco de melanoma, que é o tipo mais mortal dessa doença. Apesar disso, muitas pessoas se arriscam em lugares irregulares para realizar o procedimento.
A Vigilância Sanitária de Colombo solicita que as pessoas estejam atentas e, se souberem de locais que possuam esse serviço, denunciem à Prefeitura pela Ouvidoria da Saúde, no Telefone (41) 3605-8200.