Nesta quarta-feira (12) um ciclone extratropical na região Sul do Brasil gerou transtornos em diversas regiões do Paraná. Em Colombo, houve o registro de seis quedas de árvores, incluindo ocorrências que danificaram a rede elétrica e, em um dos casos, de uma araucária que caiu sobre uma residência no Santa Gema. Boa parte das ocorrências mais intensas foram registradas no Guarani e Osasco.
Segundo a Defesa Civil Estadual, houve danos causados pelos temporais nos municípios de Curitiba, São José dos Pinhais, Morretes, Ipiranga, Santo Antônio do Sudoeste, Toledo, Braganey, Ouro Verde, Ibema, Quedas do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu, Diamante d’Oeste, Ramilândia, Capitão Leônidas Marques, Foz do Iguaçu, Palmas, Pato Branco, Coronel Vivida, Mangueirinha, São Mateus, Rebouças, Prudentópolis, Ponta Grossa, Dois Vizinhos, Salto do Lontra, São Miguel do Iguaçu e Guaratuba.
As principais ocorrências são de quedas de árvores e destelhamentos. A Copel informou, no início da manhã, que quase 180 mil clientes ficaram sem energia elétrica no Paraná, o que também afetou a distribuição de água em diversas cidades.
No litoral, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) precisou interromper temporariamente a travessia da Baía de Guaratuba por ferry boat devido às fortes rajadas de vento que atingem a região. A medida visa garantir a segurança dos usuários e funcionários da travessia.
SUL – Informações divulgadas pela Agência Brasil confirmam a morte de uma pessoa no Rio Grande do Sul durante a passagem do ciclone pelo Estado. O caso ocorreu após a queda de uma árvore sobre uma residência, na cidade de Rio Grande.
Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Jeane Lima, as últimas 24 horas que terminaram na manhã desta quinta-feira foram as mais críticas. A passagem do ciclone causou vendavais com ventos que chegaram a atingir 146,9 quilômetros por hora, na cidade de Bom Jardim da Serra.
Outras cidades como Canguçu, Canela e Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, e Joaçaba e Chapecó, em Santa Catarina, também registraram vendavais.