O Instituto Beija-Flor (IBF) realiza no próximo sábado, 11 de março, a nova edição do bazar social. Diversos produtos de uso pessoal – como roupas femininas, masculinas e infantis, calçados, acessórios e livros – estarão à venda a preços acessíveis, variando entre R$ 3 e R$ 20. O evento acontece entre às 10h e 15h, na sede do IBF, na Av. Pref. João Batista Stocco, 306 – Bairro Guaraituba.

O bazar é uma das fontes de captação de recursos da organização. O recurso obtido com a venda dos produtos auxilia na compra de alimentos, materiais de limpeza, manutenção da sede, entre outras despesas.

Todos os produtos vendidos no bazar são provenientes de doações da comunidade, do público em geral e também dos Amigos do IBF. A coordenadora social do IBF, Tatianne Brito, comenta que é uma forma indireta que a comunidade tem para contribuir com as 65 crianças e adolescentes atendidos diariamente pelo Instituto. Além disso, ela destaca que é uma iniciativa totalmente sustentável, uma vez que o bazar permite uma nova finalidade a itens que, apesar de estarem em bom estado, já não estavam mais sendo utilizados.

“Quase tudo o que chega a partir das doações é aproveitado. O que não conseguimos comercializar recebe uma nova destinação e geralmente é encaminhado para outras instituições”, acrescenta Tatianne.

Luciane Passos, coordenadora de captação de recursos, conta que os últimos bazares realizados foram se transformando em iniciativas significativas para todos os envolvidos, desde os doadores, os colaboradores que participaram do evento e também a comunidade, que pode adquirir as peças. “Foram experiências incríveis”, comenta.

De acordo com ela, o público que participa dos bazares promovidos pelo IBF são, na grande maioria, moradores da comunidade ou dos bairros vizinhos localizados em Colombo. “Presenciamos a alegria e a satisfação das pessoas que compram. E o evento já se tornou uma tradição porque, todos os anos, antes de abrir o bazar, as pessoas formam fila para entrar”, relata.

Doação de Imposto de Renda – Outra fonte de captação de recurso da organização é o repasse do Fundos da Infância e Adolescência e do Idoso (FIA), que é abastecido também pelas doações do Imposto de Renda. O Instituto Beija-Flor utiliza o recurso do FIA para viabilizar projetos para crianças e adolescentes de Colombo.

Tem a possibilidade de fazer a doação o contribuinte que opta por realizar a declaração completa. O valor que será repassado às instituições (quando a doação é feita dentro do prazo estipulado) ou aos fundos de apoio (quando feita durante o prazo de declaração) são retiradas da quantia a ser restituída ou devida, sem comprometer o orçamento de quem realiza a doação.

Quando ela é feita ao longo do ano, dentro do período estipulado pela Receita Federal, o contribuinte pode escolher a instituição que receberá o valor, e pode destinar até 6% do imposto. Após esse período legal, o limite de doação é de 3%, sem a possibilidade de escolha.

No caso do Imposto de Renda Pessoa Jurídica, a doação automaticamente é destinada aos fundos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) municipal, estadual ou federal. O valor doado precisa corresponder a 1% do imposto a ser pago. Tanto para IRPF quanto para IRPJ, as porcentagens destinadas para doação são consideradas como abatimentos.

Sobre o IBF – O Instituto Beija-Flor atende 65 crianças e adolescentes de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, e oferece atividades culturais, artísticas e esportivas no período do contra turno escolar.

São oferecidas oficinas que contribuem para o desenvolvimento integral do público atendido, cultivando o pensamento crítico, o interesse pelos estudos, a leitura, a cultura, a música, o respeito pelo outro e o convívio social. Para que possam ser futuros membros ativos da sociedade, exercendo sua cidadania plena e alcançando os seus sonhos.

Serviço
📅 Data: 11 de março – sábado
⏰ Horário: Das 10h às 15h
📍 Local: Sede IBF – Av. Pref. João Batista Stocco, 306 – Bairro Guaraituba.

Compartilhe nas Redes Sociais: