Mais do que uma oportunidade para promover grandes shows e feiras tradicionais, a Festa da Uva marca a celebração do aniversário de Colombo, lembrado todo dia 5 de fevereiro. São 133 anos de emancipação política do município, que é o oitavo maior do Paraná e um dos mais importantes da Região Metropolitana de Curitiba.
É também a maior colônia italiana do Paraná. Os imigrantes do continente europeu começaram a chegar à região em 1878, vindos de Morretes. Foram eles que deram ao município essa característica da produção de uvas e de bons vinhos. E é essa a tradição relembrada e valorizada a cada edição da Festa da Uva.
“Foi um domingo muito especial para celebrar os 133 anos da nossa cidade”, reforçou o prefeito Helder Lazarotto. “Além de promover essa festa incrível, repleta de shows e feiras, tivemos a tradicional missa de aniversário e um bolo gigante para o público comemorar junto essa data”, disse.
Dentro da Festa da Uva, foram realizadas ações específicas para celebrar o aniversário de Colombo. Às 8 da manhã, uma caminhada reuniu dezenas de pessoas, que desfrutaram das paisagens do Parque da Uva com clima agradável. Na sequência, aconteceu a missa comemorativa e um desfile de veículos clássicos. Logo após, a benção e o corte do bolo completaram a celebração.
Um dos “presentes” para marcar a data foi a instalação dos chafarizes iluminados no lago do Parque da Uva. São três fontes ornamentais flutuantes, iluminadas por leds coloridos, que não apenas embelezam o local, mas ajudam na oxigenação da água e inibem o crescimento acelerado de algas.