O Centro de Memória do Esporte apresenta a segunda exposição virtual, desta vez contando a história do tênis no Paraná, em comemoração aos 70 anos da Federação Paranaense de Tênis (FPT). O acervo está disponível apenas em formato digital, excepcionalmente nesta edição, devido à pandemia.

Na mostra estão disponíveis os primeiros registros da criação da entidade, passando pelos principais atletas que escreveram essa história até os destaques da atualidade.

“Me sinto muito orgulhoso de estar à frente da FPT neste momento e cumprimento cada presidente que passou, pois cada um contribuiu um pouco na construção desta bela história com seu generoso trabalho”, disse o presidente da FPT, Silvio Pinheiro de Souza.

De acordo com o superintendente da Paraná Esporte, Helio Wirbiski, o resgate da memória do esporte paranaense também busca alavancar as práticas esportivas constantemente. “Não tenho dúvida nenhuma de que quanto mais promovemos a difusão da história do esporte, mais incentivamos as futuras gerações a conhecer um pouco mais cada modalidade, se espelhando assim em atletas renomados do nosso Estado”, afirmou.

Com objetivo de preservar, resguardar e resgatar a história do esporte no Estado, o Centro de Memória do Esporte paranaense foi reaberto em 2019 com a exposição Os craques da bola. A ideia inicial era utilizar alguns espaços do Ginásio do Tarumã para apresentar ao público a história através de troféus, medalhas, fotos, livros de coletânea, fotografias, livros dos jogos e mídias digitais, proporcionando aos visitantes um resgate e a aproximação a diversas modalidades. A organização desse espaço virtual permite que o material produzido na Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, por meio da Paraná Esporte, juntamente com as entidades envolvidas, seja compartilhado com todos os públicos.

Compartilhe nas Redes Sociais: