A Prefeitura de Colombo informou nesta quinta-feira, 13, que os novos agentes de endemias do setor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, que foram contratados em caráter emergencial através de Processo Seletivo Simplificado (PSS – 004/2020) já estão em atividades no serviço público. Segundo a prefeita Beti Pavin, o reforço foi promovido para um aumento no combate à dengue. “Este reforço tem o objetivo de prevenção, pois quando chegar o verão, no período endêmico da dengue, teremos uma diminuição dos focos do mosquito da Dengue”, afirmou.

De acordo com o secretário de Saúde, Antoninho Barth, os onze novos contratados passaram por uma preparação antes de iniciarem as suas atividades profissionais e se somaram aos outros onze agentes já empregados no setor. “Eles passaram por treinamentos internos e externos para a preparação das ações desenvolvidas no dia a dia das funções que devem desempenhar e acompanhar”, explicou.

No início do mês, foram entregues para cada agente um kit de materiais que serão utilizados pelos servidores durante os trabalhos. “Uniforme completo, equipamentos de proteção individual, entre outros equipamentos e aparatos para o cuidado e prevenção ao COVID-19 para o bom desempenho e segurança das atividades que serão realizadas em campo”, contou a coordenadora da Vigilância Ambiental e tecnóloga em Saneamento, Lucielly Fernandes Rosa.

Entre as principais atividades dos agentes de endemias estão a vistoria das áreas externas das residências, terrenos baldios, estabelecimentos comerciais e industriais, entre outros, visando verificar a presença de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, executando inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas, telhados, pneus, entulhos, entre outros tipos de depósitos. Também fazem parte das tarefas destes profissionais a pesquisa larvária nos imóveis, a orientação dos responsáveis sobre medidas preventivas e eliminação de depósitos passíveis de proliferação do mosquito Aedes Aegypti. O trabalho também passa pelo levantamento de índice, armadilhas, pontos estratégicos, delimitação de focos, entre outros, conforme classificação endêmica do município para a prevenção e controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis.

Alerta

A Prefeitura fez questão de alertar a população de que as equipes de agentes sempre estarão uniformizados e identificados com crachá, além de estarem em equipe pela região. A informação serve para que a população possa se cuidar de possíveis golpistas, que se passam por funcionários da Prefeitura para efetuar roubos ou furtos em residências. 

Compartilhe nas Redes Sociais: