Nesta semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) de Pinhais deu início ao plantio de mais de 300 araucárias no município, através do Plano de Compensação, uma exigência do IAT (Instituto Água & Terra) quando há a supressão de árvores para a realização de obras. A ação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Procuradoria Geral do Município. Os lotes da espécie Araucaria angustifólia serão distribuídos em 16 locais diferentes, entre bosques, praças e demais espaços públicos afastados do perímetro urbano.
Os primeiros locais a receberem as mudas foram o Parque das Águas, que recebeu 21 plantas. Também fazem parte do projeto os seguintes locais: ParCão; Parque Linear do Palmital; Avenida Ayrton Senna da Silva (talude); Bosques Municipal, Bordignon e Bonilauri; Praça na Rua Rio Negro; Rua Rio Paraná (talude); Praça Humberto Padovan; Bosque Francisco Chamanno; Praça Maria Antonieta; Triângulo da Rua Carlos A. Nascimento; Horto Municipal; Complexo Cerimonial e Parque Linear Atuba.
As mudas plantadas têm o tamanho de 1,20m a 1,50m por serem mais resistentes em relação às menores. “Além disso, as covas terão tamanho adequado e suficiente para receber a planta, com terra adubada. Após este procedimento, será feito o monitoramento, replantio se necessário, tratos culturais. Com isso, além do plantio promovemos o cuidado com vistas à sobrevida das plantas”, disse a secretária de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu. “Devido ao tamanho e espaço que ocupa, os pinheiros não devem ser plantados próximos de residências, redes elétricas e passeios públicos, portanto, este cuidado faz parte de todo o planejamento”,completou.