Durante todo o mês de abril, quando foram estabelecidas as ações de higiene e desinfecção dos espaços públicos de Colombo, mais de trinta locais receberam o trabalho das equipes da Secretaria do Meio Ambiente. O objetivo principal da ação é intensificar o combate à pandemia do novo coronavírus diminuindo as possibilidades de contágio em locais de grande circulação de pessoas.
Na última quinta-feira, 30, os serviços se concentraram na Avenida Abel Scuissiato, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA Maracanã), além dos quatro Terminais de Ônibus: Roça Grande, Guaraituba, Maracanã e Sede. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Quitandinha, São José, Guilhermina, São Dimas, Monte Castelo, Jardim Osasco, Guaraituba e Maracanã também receberam a desinfecção.
“Os trabalhos vêm sendo realizados periodicamente, à noite e de madrugada, horário em que não há grande movimento de pessoas. Essas atitudes aliadas ao distanciamento social e às medidas de segurança vem auxiliando no enfrentamento ao vírus”, disse o secretário da pasta, Evandro Busato. Os serviços contam com uma média de 1000 e 1500 litros de água sendo usados, e a aplicação de dois produtos, que são intercalados: o peróxido de hidrogênio, mais conhecido como água oxigenada e o hipoclorito de sódio, comumente utilizado na limpeza de piscinas. Ambos os produtos são validados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).