Entre os serviços que estão sendo ofertados neste período de pandemia pela Prefeitura de Curitiba, está o TelePaz, um serviço de acolhimento emocional feito através do telefone através do Departamento de Saúde Ocupacional da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal. Nos primeiros 17 dias de funcionamento do TelePaz, foram recebidas 330 ligações de servidores municipais e usuários. “O objetivo é acalmar a ansiedade daqueles que percebem uma alteração emocional decorrente da pandemia do novo coronavírus e da necessidade de mudança de rotinas, como o isolamento social”, explicou Margareth Cristina Bolino, coordenadora do serviço e profissional da gerência de psicologia e serviço social da Prefeitura. “Não é uma intervenção terapêutica, é um acolhimento emocional para a estabilização das ansiedades relacionadas ao novo coronavírus, já que este é um momento peculiar para todos”, completa.

De acordo com Margareth, a ansiedade aumenta, o que causa alguns efeitos colaterais, como o aumento no consumo de cigarro e álcool. “Isso acontece especialmente por estarem impedidas, neste momento, de ter contato com as pessoas de seu afeto. Esse afastamento gera ansiedade”, afirma. O trabalho é executado por quinze psicólogos qualificados para tal ação. “Nós fazemos essa escuta com profissionais experientes e preparados tanto no atendimento à população, feito por psicólogos da Secretaria da Saúde, quanto para os servidores, que têm o acolhimento com psicólogos da Saúde Ocupacional”. 

O atendimento é sigiloso. Cabe ao profissional avaliar a necessidade de uma posterior avaliação psiquiátrica, havendo a possibilidade de um encaminhamento aos serviços municipais adequados, respeitadas as limitações preventivas impostas pela pandemia. O TelePaz está disponível em dois números. Para os servidores, deve-se entrar em contato no 3350-8200. Já para a população em geral, o número de contato é o 3350-8500. O atendimento é oferecido de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

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