O 22° Batalhão da Polícia Militar (22º BPM) realizou, na manhã desta quarta-feira (16), evento de comemoração aos 10 anos da unidade, no Bosque da Uva. Durante o evento foi realizada a entrega de medalhas de homenagem a militares. A solenidade foi presidida pelo Subcomandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Carlos Eduardo Cidreira.
Também estiveram na solenidade o comandante do 6º Comando Regional de Polícia Militar, Coronel Renato de Oliveira Ribas Filho, e o comandante do 22º BPM, Tenente Coronel Itacir Antônio Alves Pereira.
As atividades do Batalhão começaram em 1º de novembro de 2012, após o desmembramento da área de atuação do 17º batalhão. Ele foi criado por meio de decreto governamental, que definiu a competência para o exercício das atividades de polícia ostensiva e preservação da ordem pública e paz social.
O comandante do 22º BPM enalteceu a atuação na Região Metropolitana de Curitiba. “Os dados estatísticos demonstram que, em 10 anos de existência, o batalhão trouxe resultados extremamente positivos à região, reduzindo substancialmente os índices de criminalidade e promovendo maior sensação de segurança a seus habitantes”, afirmou.
O 22º BPM é dividido em três companhias. A primeira é sediada em Colombo e tem responsabilidade operacional em outros três municípios: Bocaiuva do Sul, Tunas do Paraná e Adrianópolis. A segunda companhia tem a sede em Almirante Tamandaré, e abrange o município de Campo Magro. Por fim, a terceira companhia tem a sede em Rio Branco do Sul, com área de atuação que inclui Itaperuçu, Cerro Azul e Doutor Ulysses. O 22º BPM conta ainda com o pelotão de policiamento especializado, Rotam, Grupamento de Trânsito e Patrulha Rural Comunitária.
HOMENAGENS – Durante a celebração, foram homenageados militares estaduais que completaram 20 e 30 anos de serviço na corporação com a entrega da Medalha Policial Militar de prata e de ouro, respectivamente. As medalhas de prata foram entregues 1º Sargento Álvaro e ao Cabo Voigt. Já as medalhas de ouro foram para o 2º Sargento Aparecido e para os 3ºs Sargentos Celso, Gilvano, Givanildo, Mario Pereira e Marchi.
Também foram entregues as Medalhas de Mérito do 22º batalhão, que representam a gratidão com toda a tropa pela dedicação e comprometimento em defender a sociedade paranaense. Receberam esta honraria os seguintes policiais militares:
Os Majores Leal e Abílio; os 1ºs Tenentes Maximiano, Ferreira e Ubida; os 1ºs Sargentos Vieira e Álvaro; o 2º Sargento Eduardo; o 3º Sargento Gilvano; os Cabos Fernandes, Vilmar, Kulek, Pontes, Andrade, Nemetz e Pagliosa; e os Soldados Ramos, Elza, Gustavo, Passos, Costa, Rodrigo, Jessé, Geison, Maia, Rodrigo, Romualdo, Gabriel, Sobral e Lourenço.