A demanda por energia elétrica no Paraná em agosto foi de 4.162 megawatts médios, volume 3% maior em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com informações preliminares do Boletim InfoMercado Quinzenal da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica — CCEE. Foi o único estado da região Sul que registrou avanço. Santa Catarina manteve estabilidade e o Rio Grande do Sul recuou 2%.
 

O crescimento foi puxado por uma maior demanda do mercado livre, no qual grandes consumidores, como a indústria e empresas de maior porte contratam seu fornecimento. O segmento apresentou alta de 18% no comparativo anual, sobretudo por conta de uma maior movimentação nos ramos de Metalurgia e Produtos de Metal (69%), Madeira, Papel e Celulose (47%) e Químicos (14%).
 

Já o mercado regulado, que abastece residências e pequenas empresas por meio das distribuidoras, teve uma redução de 6% em relação ao mesmo período do ano passado. Na avaliação da CCEE, o recuo é resultado das temperaturas mais amenas que as registradas em agosto de 2021, o que leva a um menor uso de equipamentos de refrigeração e aparelhos de ar-condicionado.

Compartilhe nas Redes Sociais: