O desafio da inclusão e a sensibilidade em garantir o direito de aprendizagem para todos foram a válvula propulsora para o desenvolvimento de um projeto interativo envolvendo toda a comunidade escolar. A coordenadora Valéria Domingues com a parceria do coletivo do Centro Municipal de Educação Infantil Piu Piu buscaram conhecer o funcionamento cerebral da criança que apresenta o Transtorno do Espectro Autista e oferecer práticas inclusivas sensibilizadoras e efetivas.
Desta ação foi produzido um livro sensorial do tamanho das próprias crianças com o envolvimento delas. Além de outro livro, impresso com informações a respeito das especificidades apresentadas pelo TEA, onde levaram para casa e toda a família teve a oportunidade de ler e conhecer sobre este universo, sendo o projeto chamado “Malinha Viajante.
É importante valorizar e reconhecer que a sensibilidade e cuidado destinados a projetos como estes dialoga com a filosofia que a Secretaria Municipal de Educação vem continuamente buscando fortalecer e potencializar em suas ações. A SEMED aproveita para parabenizar ao CMEI Piu-Piu e convidar todas as unidades a divulgarem suas ações inclusivas.
As práticas fomentadoras da inclusão escolar desenvolvidas em CMEIs e Escolas nos mostram que sonhar com uma sociedade mais humana e fraterna não é utopia, pois é possível construir um mundo melhor fazendo a diferença onde estamos com passos pequenos, mas firmes.