Mesmo com uma redução de 30% no número de mortes causadas por acidentes de trânsito ao longo de dez anos (2011-2021), o Brasil ainda registra uma grande quantidade de óbitos decorrentes desse tipo de acidente. Em 2021, foram em torno de 30 mil, o que significa cerca de 80 mortes por dia.

É por isso que ações de conscientização sobre responsabilidade no trânsito continuam sendo essenciais a fim de reduzir o número de acidentes. Pensando nisso e na exposição dos representantes comerciais aos riscos do trânsito, o Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná (Core-PR) irá participar da Semana Nacional do Trânsito, campanha realizada anualmente entre 18 e 25 de setembro por diversos órgãos em todo o país. Em 2022, ela também marca o início das comemorações de 25 anos do Código Brasileiro de Trânsito.

“Nós, do Core-PR, estamos ao lado dos representantes comerciais em todos os momentos, inclusive trabalhando para conscientizar sobre os cuidados e atenção no trânsito. Dirigir de forma responsável e defensiva é zelar pelo nosso próprio bem-estar e pelo daqueles que dividem as ruas e estradas conosco. É também uma forma de manter nossos familiares e amigos diariamente mais tranquilos”, afirma o presidente do Core-PR, Paulo Nauiack.

JUNTOS SALVAMOS VIDAS

Com o tema “Juntos Salvamos Vidas”, as ações do Core-PR envolvem a divulgação, nas redes sociais do Conselho, de informações sobre que atitudes representam responsabilidade no trânsito. Entre elas está uma série de vídeos que apresentam justamente alguns comportamentos que ainda são muito comuns, mas que representam alto risco para motoristas, passageiros e pedestres.

O primeiro vídeo, por exemplo, trata do uso do celular enquanto dirige. Principal distração dos motoristas brasileiros, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). Conforme a instituição, a chance de um acidente aumenta em até 23 vezes se o motorista estiver digitando uma mensagem enquanto dirige, devido à falta de atenção ao que está acontecendo na pista.

O segundo fala sobre a adoção desnecessária de uma direção mais ofensiva, com acelerações e frenagens bruscas ou o desvio intenso e irresponsável de outros veículos. Por fim, o terceiro vídeo da série aborda a questão da alta velocidade, principal causa de mortes no trânsito. Todos eles explicam os riscos decorrentes de cada comportamento, além de outras desvantagens que eles podem trazer.

“O objetivo é fazer com que os motoristas que assistirem aos vídeos, principalmente os representantes comerciais que acompanham nossas redes, reflitam sobre suas atitudes no trânsito e sobre como pequenas mudanças podem fazer toda a diferença para a segurança de todos”, diz Nauiack.

Compartilhe nas Redes Sociais: