Este domingo foi um dia chuvoso e de temporal em Curitiba e regiões, e as equipes da Prefeitura de Curitiba se mobilizaram para fazer os atendimentos relacionados ás fortes chuvas que caíram na capital, os serviços acontecerem no domingo (29/05) e na última segunda-feira (30/05).
Segundo dados do Simepar, entre as 15h de domingo até as 8h da última segunda-feira, foram registradas precipitações acumuladas de 62 mm. Por volta das 15h de domingo, houve rajadas de vento de 50 km/h.
De acordo com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, não houve feridos, desabrigados ou desalojados na cidade.
Foram registradas nove ocorrências – alagamento (1), fornecimento de lona (6), risco de desabamento/desmoronamento (1) e queda de muro (1). Os bairros mais afetados foram Uberaba, São Braz, CIC, Cajuru, Fazendinha, Alto da XV, Campina do Siqueira, Campo de Santana e Tingui.
As equipes da Prefeitura continuam fazendo os atendimentos na manhã desta segunda-feira (30/5). A Defesa Civil de Curitiba também continua monitorando as situações para eventual intervenção e acionamento dos órgãos competentes.
Quedas de árvores
A gerência de Arborização da Secretaria do Meio Ambiente também continua nas ruas nesta manhã. Foram registradas 30 ocorrências de queda de árvores ou galhos de grande porte, sendo 18 com obstrução de vias e calçadas. Os bairros CIC, Mossunguê e Água Verde foram os mais afetados.
Na Limpeza Pública, as equipes seguem a programação normal, porém com grande aumento no volume de trabalho em função dos galhos, folhas e grimpas arrancados pelo vento.
Central 156
O cidadão que precisa comunicar a Prefeitura sobre estragos provocados pelas chuvas deve utilizar o telefone 156 da Central de Atendimento ao Cidadão, o site (www.central156.org.br) ou o aplicativo do serviço disponível na Apple Store e Google Play Store. O atendimento é feito por ordem de chamada e também de acordo com a gravidade da situação relatada.
A Defesa Civil registra as ocorrências que chegam ao município pelo telefone de emergência 199 (alagamentos), pelo 156 (Central de Atendimento ao Cidadão, que registra as solicitações para retiradas de árvores) e pelo 153 (Centro de Operações da Guarda Municipal para fornecimento de lona).
Outras situações decorrentes de chuvas ou temporais podem ser atendidas pelo Corpo de Bombeiros (193 – resgate) e pela Copel (falta de luz).