Nesta quarta-feira (28), Paris deu início à 17ª edição dos Jogos Paralímpicos, que vai até 8 de setembro. Com a participação de 185 Comitês Paralímpicos Nacionais e mais de 4,4 mil atletas em 22 modalidades, a cidade promete intensas disputas e celebrações.
O estado do Paraná marca um novo recorde ao enviar a maior delegação de sua história para os Jogos Paralímpicos. Composta por 28 atletas e técnicos, a delegação paranaense supera as participações anteriores, incluindo os Jogos de Tóquio 2020, que contaram com 25 participantes, e os de 2016, no Rio de Janeiro, com 18 representantes.
Dentre os 28 integrantes da delegação paranaense, 20 são bolsistas do programa Geração Olímpica e Paralímpica (GOP) e 13 são apoiados pelo Proesporte – Programa de Fomento e Incentivo ao Esporte do Paraná. Ambos os programas são oferecidos pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), visando apoiar e desenvolver o esporte no estado.
“A expectativa é alta para a Paralimpíada”, diz Clésio Prado, diretor da SEES. “Estamos confiantes de que nossos atletas em Paris terão resultados positivos, refletindo o crescente apoio ao esporte no Paraná.”
A presença significativa do Paraná nos Jogos Paralímpicos de Paris é um reflexo do crescente investimento e apoio ao esporte paralímpico no estado.